7 efeitos irreversíveis que o álcool traz para o organismo
O álcool é a droga mais consumida em todo o mundo. Contudo, muitos usuários das diferentes variações de bebidas não entendem um perigo que permanece oculto: os efeitos irreversíveis que ele traz para o organismo. Conhecer mais sobre a ação do álcool no nosso corpo é indispensável para evitar que esses problemas tragam consequências para toda a vida.
E isso tudo pode acarretar no pior dos cenários: segundo o periódico The Lancet, da área médica, cerca de 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo morrem por conta da droga – no Brasil, há 100 mil vítimas anuais. Dessa forma, conheça os 7 efeitos irreversíveis que o álcool traz para o organismo.
1. Dependência
Seja química ou física, o álcool causa uma dependência aterradora no organismo. Os efeitos da abstinência da droga são amplificados, principalmente pela facilidade de comprar bebidas em variados lugares.
2. Esteatose Hepática
Também é conhecida como gordura no fígado. Se não tratada, ela traz um dano irreversível e necessita que a pessoa faça um transplante do órgão – que passa de um quadro clínico estável até virar uma cirrose. Pelo fato do fígado não voltar à condição normal, a condição deve ser diagnosticada e tratada nos estágios iniciais.
3. Impotência sexual
O consumo excessivo de álcool também gera um quadro que pode afetar a vida sexual da pessoa. A impotência nesse caso é, na maioria das vezes, irreversível – muito pelo fato de comprometer a vasodilatação peniana ou afetar o sistema reprodutor feminino. Por sua vez, há muitos casos em que o dependente pode ficar infértil mesmo não apresentando a impotência sexual.
4. Danos no cérebro
Memória, concentração, cognição e raciocínio são algumas das perdas que o álcool traz para o cérebro. Podendo aparecer de forma isolada ou todos juntos, os problemas cerebrais pela dependência da droga são permanentes. Em alguns casos, a pessoa perde completamente a capacidade de executar funções básicas, como se alimentar ou fazer as necessidades fisiológicas.
5. Arritmia cardíaca
Outro órgão que é bastante afetado e pode ter uma situação irremediável é o coração. E, além dos infartos e problemas correlatos, a arritmia cardíaca é a principal consequência do abuso das mais variadas bebidas. Em determinados casos isso pode afetar diretamente o cérebro, causando o que é conhecido como isquemia cerebral (baixo fluxo de sangue na região).
6. Quadros depressivos
Há inúmeras formas e graus de depressão. E todas elas deixam sequelas mesmo após serem curadas. A causada pelo álcool é muito perigosa, pois sempre está ligada a quadros de abstinência. Com isso, entra-se em um círculo vicioso: a depressão aumenta à medida que se combate o vício.
7. Câncer
Há diversos tipos de cânceres causados pelo álcool. Alguns podem trazer consequências irreversíveis, principalmente quando há tumores que se espalham e tornam a vida do usuário uma luta constante contra as células cancerígenas. Há cura em determinados casos; mas, em outros, o quadro pode ser permanente.
Conheça nosso site e saiba como podemos te ajudar em situações como essa. Acesse para saber mais.