Tratamento Clínico Especializado
Temos índices de recuperação acima da média nacional.

O Centro de Reabilitação Emunah é uma junção de clínica, comunidade terapêutica e espaço de reabilitação. Aqui é possível encontrar o conforto e acolhimento de uma casa; a rotina e proposta de uma comunidade terapêutica e o cuidado intensivo de uma clínica. Aqui o residente terá acesso ao que a de melhor em tratamento para dependência química.

  • Equipe altamente capacitada e comprometida com a recuperação holística dos internos;
  • Estrutura física e arquitetônica construída pensando em formar um ambiente acolhedor;
  • Segurança, conforto e interação terapêutica entre os pacientes;
  • Técnicas e atividades pensadas para trabalhar as dimensões: emocionais, físicas, mentais, espirituais e sociais;
  • Linha espiritual cristã;
  • Tratamento intensivo de 3 a 6 meses de internação;
  • Possibilidade de desintoxicação de 45 dias;
  • Tratamento de hospital dia, sem necessidade de internação;
  • Diagnóstico compartilhado entre os profissionais determinando uma abordagem multidisciplinar;
  • Apoio as famílias dos residentes na unidade de Curitiba com atendimento psicológico e de assistência social individual;
  • Grupo de apoio aos familiares todas as semanas na unidade Curitiba;

Primeiro Grupo

AQUI SÃO ABORDADOS DOIS ESTÁGIOS DA RECUPERAÇÃO. CONFIRA:

Pré-contemplação: estágio em que o residente não tem consciência de que há algum problema e, se perceber que há algo, tende a pensar que a responsabilidade é de outras pessoas. Assim, nesta etapa do internamento, ele será guiado a reconhecer e desenvolver consciência de seus problemas relacionados ao uso de drogas.

Contemplação: na fase de contemplação o residente começa a perceber que tem problemas, reconhece algumas desvantagens nessa dependência das drogas, mas não toma nenhuma atitude para mudar, ou seja, se puder, continua usando.

Neste momento diversas tarefas específicas serão propostas. No cumprimento delas e a partir de uma avaliação clínica e terapêutica, o residente poderá migrar para o próximo grupo.

Neste grupo os residentes participarão das seguintes atividades:

  • 12 Passos: Trabalhamos os passos 1, 2 e 3 das irmandades anônimas de 12 passos que contem 80 perguntas especificas sobre o tema e são trabalhadas individualmente com um dos profissionais do centro de reabilitação.
  • Filme Terapia: São apresentados semanalmente filmes temáticos e renomados com abordagem real sobre problemas relacionados a dependência química e alcoolismo com mensagens de força, fé e esperança. Todos os filmes exigem um discernimento do residente e as conclusões de cada um são trabalhados num grupo ao final do filme.
  • Palestras e Temáticas: Todas as semanas os residentes participam de palestras sobre temas relacionados a doença da dependência química, características de uma pessoa doente, problemas clínicos, psicológicos e sociais decorrentes do uso e abuso das substancias, entre outros assuntos que contribuem para conscientização e formação de opinião dos residentes.
  • Estudo de Literaturas: Realizamos um estudo de literaturas especifica sobre a doença e a recuperação da dependência química com coordenação de um profissional experiente no assunto.
  • Módulo de cartas: No módulo de cartas os residentes do primeiro grupo vivem uma experiencia de concientização em quatro etapas. Em cada etapa o residente se dedica a materializar sua visão com os segundos temas: Fundo de poço, família, Deus e o próprio futuro. As cartas são utilizadas para desenvolver um programa individualizado contemplando as necessidades de cada dos residentes.
  • Módulo Eu, Deus, Sociedade e Serviço: Neste módulo de quatro etapas o residente participa de grupos dinâmicos com foco nos temas: Eu, Deus, Sociedade e Serviço. Nestas atividades o residente tem a oportunidade de criar habilidades sociais através de exercícios práticos de vivencia com ele mesmo, com uma força maior, com as pessoas ao seu redor e com a sua missão de ajudar ao próximo.
  • Módulo Prevenção de Recaída Marlat 1: Neste módulo também formado por quatro etapas o residente já inicia o processo de manutenção da recuperação através da desenvolvimento de habilidades emocionais em simulações de diversas situações da vida cotidiana. Assim ele poderá vivenciar dentro da clinica possíveis situações que venham a acontecer no retorno a sociedade e poderá de forma efetiva enfrenta-las com maturidade e estratégias de enfrentamento, proporcionando assim um método eficaz de prevenção de recaídas.
  • Espiritualidade: Todos os dias na instituição os residentes são encorajados a praticar uma espiritualidade sem nenhum tipo de apelo religioso. Nosso grupo de espiritualidade acontece todos os dias no período da manha e os próprios residentes tocam instrumentos musicais (violão, flauta, teclado, etc.) e refletem sobre textos bíblicos. A espiritualidade é conduzida por eles mesmos com a mediação de um monitor e fazemos questão de não endossar nenhuma instituição religiosa pois este grupo não é evangélico, nem católica e nem espírita, mas sim cristão, pois meditamos sobre os ensinamentos de cristo em sua passagem pela terra.
  • Laborterapia: A laborterapia acontece todos os dias e é o momento onde os residentes realizam seu trabalho diário de uma hora. Esta atividade tem uma função terapêutica onde o residente começa a desenvolver novos valores, como responsabilidade e disciplina. A atividade consiste em arrumação do quarto, roupas de cama, de uso pessoal e manutenção do ambiente onde se esta inserido.
  • Grupo de Sentimentos: Os grupos de sentimentos são realizados duas três vezes por semana e tem como principal objetivo desenvolver a habilidade dos residentes em lidar com suas emoções e pensamentos. A capacidade de indentificar emoções irá ser fundamental no processo de recuperação dentro e fora da instituição.
  • Educação Física: Durante dois dias na semana nosso Educador Físico trabalha com os residentes atividades físicas focadas na necessidade e capacidade de cada individuo.
  • Arte-terapia

Segundo Grupo

No segundo grupo, o residente trabalhará mais dois estágios da sua caminhada de recuperação.

Determinação: Fase em que o residente tem a intenção objetiva e o desejo sincero de mudar seu comportamento, parar de usar drogas, fazer um tratamento bem feito e viver de forma saudável. Neste período do tratamento serão utilizadas tarefas específicas que ajudem o residente a encontrar ferramentas que o auxiliem a viver em harmonia com os princípios espirituais recém encontrados. Dentre essas ferramentas estão: manter a mente aberta, boa vontade, honestidade, tolerância, paciência, humildade, perseverança, entre outros.

Ação: No estágio de ação o residente coloca efetivamente em prática suas tentativas de mudança e aplica os princípios aprendidos. Neste momento, dentro da Emunah serão apresentadas diversas simulações da vida real e os resultados serão avaliados de perto pela equipe terapêutica.

No segundo grupo as atividades são abordadas de forma mais profunda, induzindo nossos residentes ao autoconhecimento, enfrentamento de traumas, desenvolvimento de novas habilidades e desconstrução de crenças doentias. Diversas tarefas específicas serão propostas. Após o cumprimento delas e de se submeter a uma avaliação clínica e terapêutica, o residente poderá migrar para o próximo e ultimo grupo.

Neste grupo os residentes participarão das seguintes atividades:

  • 12 Passos: Trabalhamos os passos 4, 5, 6 e 7 das irmandades anônimas de 12 passos que contem 80 perguntas especificas sobre o tema e são trabalhadas individualmente com um dos profissionais do centro de reabilitação.

Terceiro Grupo

No último grupo mais uma etapa deverá ser cumprida. E ela será determinante para uma vida com qualidade.

Manutenção: No estágio de manutenção o residente modifica seu estilo de vida e aprende a lidar com as situações reais do dia a dia. Aqui ele já consegue identificar seus pontos fracos e fortes e as diversas situações que podem colocar sua abstinência e novo estilo de vida em risco.

Neste momento a aplicação das ferramentas espirituais ali apreendidas, o autoconhecimento e a mudança do comportamento e da forma de pensar são fundamentais para uma recuperação sólida e duradoura. Aqui o residente também participará de algumas atividades familiares e de lazer fora da clínica (ressocialização).
Nesta etapa serão trabalhados os passos 10, 11 e 12 de irmandades anônimas de 12 passos e, também, técnicas avançadas de terapia cognitivo-comportamental.