Quais os riscos que as drogas trazem para a juventude?

As drogas trazem problemas sérios que afetam a vida de inúmeras famílias, além dos próprios usuários. E há um grupo que pode ser considerado o de maior risco de cair no mundo dessas substâncias: os jovens. Além de serem mais influenciáveis, passam por um período da vida popularmente conhecido pela sua rebeldia.

Por isso é de extrema relevância ficar atento para os riscos que as drogas trazem para a juventude. Diferente de pessoas com mais idade que entendem a importância de buscar a reabilitação, grande parte dos jovens não consegue sair da droga sem a ajuda de amigos e familiares. Entenda, abaixo, os riscos que as drogas trazem para a juventude.

Deslocamento da realidade

O principal motivo do uso de drogas entre os jovens é a fuga da realidade e busca de um sentido além do mundo real. E, ao deslocar-se do aqui e agora, as drogas podem causar sérios quadros de esquizofrenia e doenças mentais.

Principalmente em psicoativos alucinógenos, mas também encontrado nos estimulantes, há várias substâncias que trazem algo perigosíssimo nessa fase da vida: o ‘barato’. Se o quadro evoluir para o uso contínuo de drogas tem-se mais um problema – que falaremos abaixo.

Danos cerebrais permanentes

Nosso organismo atinge a ‘maturação’ no início da vida adulta – em média, a partir dos 19 ou 20 anos. Até lá, nossos órgãos estão sendo formados e precisam de hábitos saudáveis que ajudem na prevenção de problemas. E ninguém é mais afetado no organismo que o cérebro.

A maioria das drogas altera as funções cerebrais e pode causar danos permanentes, principalmente por ainda estar se formando. As consequências variam, mas a pior é a impossibilidade de reverter o quadro futuramente.

Criminalidade

O uso de drogas e o número de homicídios na juventude estão intimamente ligados – a maioria dos assassinatos no Brasil da população com menos de 25 anos vem dessa associação. E são vários os motivos que explicam a relação da criminalidade com as drogas.

Tráfico, execução por dívidas, furtos e roubos para a compra de substância, além de inúmeros outros delitos, são comuns por quem utiliza drogas principalmente quando a pessoa é jovem. E, diferente do que se convenciona, todos os grupos (pobres e ricos) são afetados nesse sentido.

Suicídio

Outro risco que as drogas trazem para a juventude são os potenciais pensamentos suicidas. Substâncias depressivas e forte abstinência podem causar tanto o suicídio intencional, em que há a ação de tirar a própria vida, como os indiretos, que podem ser exemplificados por acidentes de carro após o abuso do álcool.

Nessa fase da vida é indispensável todo apoio das pessoas próximas, principalmente quando essa relação – drogas e pensamentos suicidas – aparece de maneira clara. Não à toa, os jovens são o grupo que mais tira a própria vida em todo o mundo.

Cuidado é indispensável

Há inúmeros outros riscos que as drogas trazem para a juventude e, dessa forma, todo cuidado é indispensável para evitar o pior – ou casos que tragam consequências para o resto da vida do dependente químico.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar nessa questão.

Ver mais novidades