Afinal, é possível um dependente se livrar sozinho das drogas?
O uso de drogas se torna mais problemático conforme o usuário se vicia na substância. A dependência química é capaz de destruir não só a vida da pessoa como dos familiares ao seu redor. O motivo do vício pode variar, sendo causado tanto pelas características da própria droga quanto pela necessidade consciente do indivíduo pela satisfação momentânea que ela gera.
Independente da razão e da substância utilizada, sair desta situação e se livrar da dependência é uma tarefa complicada. Para isso, é preciso de vontade do dependente e apoio da família, para começar. Mas, isso basta? É possível um dependente se livrar do vício das drogas por conta própria? Ou a ajuda de profissionais e clínicas é necessária? Continue lendo que neste texto desvendaremos essa questão. Confira:
As dificuldades de se livrar sozinho do vício das drogas
Para começar, é preciso entender o que a dependência causa. Não é apenas uma questão de o usuário querer a droga por si só, mas do que ela causa no corpo e na mente. As substâncias têm propriedades que estimulam certos hormônios que causam a sensação boa no começo. Mas, posteriormente, fazem com que o corpo sinta falta desse sentimento e demandam que o usuário volte a consumir para experimentar isso novamente.
Dependentes que passam por períodos sem consumir a droga sentem os efeitos da abstinência, que leva a subsequente necessidade de continuar utilizando. O corpo fisicamente muda para se adaptar à droga que recebe e conforme o tempo passa ele se acostuma a isso. Até chegar ao ponto que o organismo passe a não funcionar corretamente sem a droga. Além disso, psicologicamente, a pessoa sente ansiedade e que a única forma de voltar a ficar bem e tranquilo é consumindo a droga.
Desta forma, são muitos desafios que o dependente precisa passar para chegar à sobriedade. Em questão de conseguir isso sozinho, na teoria, sim, é possível. Se tiver determinação para isso, uma pessoa pode se livrar das drogas por conta própria, mas o desafio é maior. Algumas pessoas podem tentar fazer progressivamente, reduzindo as doses, mas isso só prolonga o sofrimento. O ideal é cortar tudo de uma vez e passar pela abstinência diretamente. Outro desafio é que todos temos dias ruins e quando se está nesse processo, voltar as drogas “só uma vez” para se sentir melhor é uma tentação e uma armadilha.
Além disso, nem todas as pessoas, por mais que estejam determinadas, conseguem passar por isso sozinho. Primeiro porque é uma questão que afeta muito o psicológico. Segundo porque dependendo do nível da dependência, o cuidado precisa ser maior. Não só pela dificuldade mais elevada quanto por questões de saúde, já que os efeitos da abstinência serão mais fortes.
Por isso que é recomendado para dependentes façam tratamento em clínicas, tanto para esses casos mais delicados como para qualquer um que queira sair do vício. Lá terá apoio dos profissionais e ajuda com o método adequado para se curar desse problema. Outra vantagem das clínicas é ter a companhia de pessoas na mesma situação e a certeza que não está sozinho, o que é uma motivação extra para se livrar das drogas.
Nossa clínica possui três modalidades de tratamento de acordo com a necessidade do paciente, desde consultas semanais até internação integral. Acesse nosso site e saiba mais.